Extremamente resilientes, storages V5000E da IBM asseguram alta disponibilidade de dados -

Extremamente resilientes, storages V5000E da IBM asseguram alta disponibilidade de dados

 > All  > Conference  > Extremamente resilientes, storages V5000E da IBM asseguram alta disponibilidade de dados

Extremamente resilientes, storages V5000E da IBM asseguram alta disponibilidade de dados

Você sabe o que é um storage? O nome pode parecer complicado, mas trata-se de um dos equipamentos mais importantes em uma infraestrutura de TI.

Você sabe o que é um storage? O nome pode parecer complicado, mas trata-se de um dos equipamentos mais importantes em uma infraestrutura de TI. Basicamente, tem a função de armazenar todas as informações – os arquivos, o histórico de atividades, todos os dados que uma empresa gera ficam armazenados nele. O storage possibilita uma alta disponibilidade de dados, mesmo em caso de falha dos servidores, contando com muito mais proteção e tendo na redundância um dos seus principais atributos.


 

A marca norte-americana IBM tem em sua linha Storwize V5000E uma das mais confiáveis do mercado, até porque são desenvolvidos em uma arquitetura SAN (Storage Area Network), que em geral são equipamentos muito mais especializados, velozes, com maior disponibilidade e resiliência. Os modelos Storwize V5010E e Storwize V5030E diferenciam-se em algumas especificações, confira:

 

 

 

 

Clique aqui para ver tabela completa

 

 

 

A opção pelo modelo V5010E ou V5030E varia de acordo com as necessidades da empresa, que pode ser identificada junto a um parceiro especializado. V5010E é um storage de alta performance e capacidade de armazenamento, com preço acessível e útil para a maioria das empresas. V5030E conta com maior capacidade de expansão, pela possibilidade de integrar mais discos, e proporciona performance adicional a empresas que necessitam de operações diferenciadas.

Um storage pode ainda ser utilizado como duas funções básicas: a de backup, apenas guardando os dados como prevenção para casos de perda dos mesmos em um outro servidor, ou de contingência, contando com a alta disponibilidade e podendo acessá-los com extrema facilidade e performance.

 

 

 

Terminal portuário no PR escolhe V5010E para se adequar às normas da Receita Federal

 

O Moinho Iguaçu, companhia de produção de sementes em Cascavel (PR), trabalha com as duas funcionalidades citadas acima. Em abril de 2019, a empresa adquiriu uma IBM Storwize V5010E para o seu data center com a função de backup, e em setembro, uma do mesmo modelo para o Cimbessul, terminal portuário de Paranaguá (PR), do qual o Moinho Iguaçu é acionista e presta assistência de TI.

“Lá existe uma exigência da Receita Federal por um ambiente redundante, e para melhorar ainda mais este aspecto, instalamos o V5010E da IBM” ,relata o coordenador da empresa cascavelense, Fernando Carvalho.

 

De acordo com ele, tanto no Moinho Iguaçu quanto no Cimbessul, o intuito maior da instalação dos equipamentos foi a segurança dos dados. “Em seguida, veio a confiabilidade, que alcançamos também com a consultoria de TI da LB2, e ainda o desempenho, que ganhamos a partir da tecnologia dos produtos”, declara. Enquanto o Cimbessul manteve os mais de 100TB exigidos em um ambiente redundante, o Moinho Iguaçu passou a alocar aproximadamente 40TB de backup com a aquisição do servidor da IBM, que corresponde ao dobro da capacidade em relação ao equipamento antigo.

 

 

Indústria de grãos no RS alavanca armazenamento e velocidade de acesso com linha V5000

 

Já na Agrodanieli, produtora de grãos de Tapejara (RS), os dois storages V5020, também da linha V5000, foram o principal ganho na atualização do data center da empresa, de acordo com seu gerente de TI, Rodrigo Menon. Antes usuários da linha V3000, adquiriram modelos da V5000 buscando maior capacidade de armazenamento e velocidade de acesso, e hoje encontram-se muito satisfeitos com o resultado.

 

“Trabalhamos com duplicidade de dados e praticamente triplicamos o número de discos, indo de 30TB para 80TB. Devido à qualidade, representa um ótimo custo-benefício”, destaca Menon.

 

Fale com um Consultor

 

Acompanhe nossos conteúdos no Linkedin: https://www.linkedin.com/company/lb2-consultoria/.

LB2
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website