Análise de Credencial: descubra se elas vazaram na sua empresa!
LB2
02/02/2022 | por LB2#ti #tecnologiadainformacao #segurancadedados #segurancadadedados #ciberseguraca

Análise de Credencial: descubra se elas vazaram na sua empresa!

O QUE SÃO CREDENCIAIS?

 

Existem diferentes maneiras de saber se suas credenciais foram vazadas. Neste texto, vamos apresentar não apenas como saber, mas como evitar que futuros vazamentos ocorram. Primeiro precisamos responder à pergunta: o que é uma credencial e o que eu preciso fazer para saber se as minhas foram vazadas?

Credencial é uma autorização que um indivíduo tem para acessar um local ou praticar uma ação específica. Há diferentes tipos de credenciais, desde credenciais físicas, como biometria, crachás até credenciais digitais, como e-mail, logins e senhas. No entanto, neste texto, daremos destaque a uma credencial específica: o e-mail.

 

 

O E-MAIL ESTÁ ENTRE AS PRINCIPAIS PORTAS DE ENTRADA PARA ATAQUES CIBERNÉTICOS

 

O e-mail é uma porta de entrada comum utilizada por indivíduos mal intencionados para obter informações sigilosas. Através de ataques de phishing, por exemplo, criminosos enviam e-mails com links maliciosos e obtém acesso às informações. Mas não é só assim que os dados dessa credencial podem ser vazados. Vejamos o que sua empresa precisa fazer para evitar esse tipo de problema.

Já falamos aqui no blog sobre ataques de phshing. Para entender melhor o que eles são, LEIA AQUITambém falamos sobre os ataques de Ransomware, um das maiores ameaças para as empresas, que também utilizam o e-mail como uma das maneiras de sequestrar os dados de pessoas físicas e jurídicas. LEIA AQUI!

 

COMO DESCROBRIR SE AS CREDENCIAIS FORAM VAZADAS?

 

Há sites em que você consegue descobrir se os seus e-mails já foram vazados e onde foram vazados. Plataformas como “have I been pwnded?” permitem que você preencha um campo com o seu e-mail e descubra onde os vazamentos ocorreram.

A princípio, você poderia pensar: por que contratar um serviço de análise de credencial se eu consigo fazer isso de graça na internet? Aqui vão importantes razões para isso.

  • Análise das melhores práticas para evitar o vazamento

Pode haver diferentes razões que expliquem o acesso de pessoas não autorizados a credenciais de indivíduos em uma empresa. O que ela pode fazer para evitar que isso ocorra?

A principal ação que as empresas precisam adotar para evitar vazamento de credenciais é fazer uma gestão dessas credenciais adotando boas práticas de segurança. A melhor maneira de não ter prejuízos com vazamento de informações sigilosas é evitando que eles aconteçam. 

  • Não manter senhas repetidas

Ao criar senhas novas, é importante utilizar uma senha diferente das que são utilizadas em outros e-mails, portais de acesso ou qualquer outro local que precisa de credenciais para ser acessado.

Manter a mesma senha para vários lugares torna mais fácil a atuação de criminosos na obtenção das suas informações, pois, ao fazer isso, se um indivíduo mal intencionado descobre uma única senha, ele pode acessar diferentes lugares com ela.

O ideal é que, além de criar senhas diferentes, as senhas não utilizem uma informação que esteja disponível para outras pessoas, como data de nascimento, seu nome completo etc.

  • Criar senhas com caracteres especiais 

Todo mundo já precisou criar uma senha e, ao utilizar uma senha “padrão”, foi informado de que aquela senha era fraca e que precisava ter elementos especiais, como: letra maiúscula, letra minúscula, número e caractere especial etc.

Para não correr o risco de esquecermos uma senha, é natural querermos criar uma senha com a qual estejamos acostumados e que seja fácil de memorizar. Mas quando falamos de acesso a informações sigilosas, especialmente em uma empresa, esse descuido pode ser destrutivo.

  • Observar cuidadosamente onde a credencial será cadastrada

Diversos sites, plataformas e aplicativos solicitam um e-mail para realizar diferentes ações. Uma importante medida de segurança para evitar vazamento ou apropriação de dados, é evitar ao máximo utilizar credenciais para ter acesso a plataformas desconhecidas.

Afinal, por que contratar uma análise de credencial feita por uma equipe de especialistas?

Agora que você entendeu quais são os riscos do vazamento de uma credencial e quais práticas podem ser adotadas para evitar vazamentos, é hora de ter um especialista avaliando esses e outros elementos que podem ser determinantes para a continuidade segura da sua operação.

 

O QUE ENTREGAMOS?

 

 

Ao acessar a nossa página e escolher o pacote de análise de credenciais que você deseja, nossa equipe de consultores entrará em contato com você. Os pacotes variam de acordo com o número de credenciais que você precisa checar.

Temos pacotes com análise de 30, 50, ou 100 credenciais. Caso sua empresa possua um número maior que esse de credenciais, é possível negociar condições melhores condições de pagamento para a geração do relatório.

Ao final, entregaremos um relatório completo com todas as informações sobre as credenciais vazadas, qual a possível causa do vazamento, quais são as mudanças que precisam acontecer para que um novo episódio como esse não ocorra, entre outras medidas para aumentar o nível de maturidade de segurança da informação na sua empresa. 

Além disso, nossa equipe de especialistas pode atuar com outras ferramentas e técnicas que permitem avaliar o grau de vulnerabilidade das informações na sua empresa. Para isso, realizamos desde workshops para a conscientização dos colaboradores até testes de intrusão (Pentests). A identificação da causa raiz do problema é um primeiro passo para saber em quais pontos sua empresa precisa atuar para aumentar os níveis de segurança.

 

É HORA DE CHECAR AS CREDENCIAIS DA SUA EMPRESA!

 

E aí, quer descobrir se sua empresa teve credenciais vazadas e descobrir quais medidas você precisa adotar para evitar vazamentos futuros? Entre em contato com os nossos consultores clicando no botão abaixo e receba mais informações sobre nosso serviço.

Lembrando que você poderá personalizar a quantidade de credenciais que deseja analisar. Vale ressaltar que o número mínimo é de 30 credenciais. 

Quer se aprofundar ainda mais em assuntos de cibersegurança? BAIXE NOSSO E-BOOK e descubra quais são as principais ameaças às quais suas empresa pode estar exposta, como evitar ataques e descubra como podemos ajudar o seu negócio a aumentar a maturidade em segurança da informação.

 

Notícias relacionadas

Estamos prontos para te atender

Nossa equipe está pronta para analisar e desenhar soluções junto com seu time de T.I.