A tecnologia e a inteligência humana: por que conectar essas poderosas ferramentas?
LB2
17/12/2021 | por LB2#ti #tecnologiadainformacao #segurancadedados

A tecnologia e a inteligência humana: por que conectar essas poderosas ferramentas?

TECNOLOGIA E SER HUMANO: UMA COMBINAÇÃO PODEROSA!

 

As discussões sobre os limites da relação do ser humano com as máquinas não é uma novidade. Desde que as primeiras ferramentas tecnológicas foram criadas ou desenvolvidas para realizar atividades que sempre foram desempenhadas por seres humanos, algumas perguntas começaram a ser feitas, e algumas delas perduram até hoje.

Este texto tem com o objetivo trazer alguns dos dados sobre como a tecnologia foi decisiva na pandemia, e as perspectivas positivas para o futuro aliando a tecnologia à nossa inteligência. como objetivo dividir com você a nossa visão de que acreditamos que o valor do ser humano para as empresas, para os negócios e para a cultura organizacional não será reduzido pelo avanço da tecnologia. Ao contrário, será evidenciado. A tecnologia impõe às empresas soluções, ferramentas inovadoras, mudanças radicais em seus números, mas nada disso seria possível sem a sensibilidade e a inteligência humanas.

 

A TECNOLOGIA DURANTE A PANDEMIA

 

No início de 2020, o mundo foi impactado pela chegada da pandemia da Covid-19. Nesse período, os efeitos de um evento como esse ainda não eram previsíveis. Embora ainda não soubéssemos, estávamos prestes a experimentar um dos maiores desafios da nossa história recente.

Em um primeiro momento, muitas empresas não sabiam ao certo como lidariam com essa situação, tampouco sobre a continuidade dos negócios. Mas o que ninguém sabia responder era:

Qual a importância das ferramentas tecnológicas para enfrentarmos esse novo desafio?

Educação, saúde, trabalho, relações interpessoais: tudo isso manteve-se de pé, em vários momentos, graças às ferramentas tecnológicas. A tecnologia revelou-se uma fundamental parceira, não inimiga, dos seres humanos.

 

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 

Atrás apenas da saúde, a educação foi um dos primeiros setores da sociedade que sentiram os efeitos negativos da pandemia. Apesar do crescimento exponencial dos cursos EAD em diferentes áreas do conhecimento, a interação presencial é algo que não pode ser substituída por nenhuma ferramenta

No entanto, com a nova realidade que se impôs, esse setor precisou encontrar meios para continuar as suas atividades, consideradas essenciais por toda a sociedade. É aqui que vemos o papel da tecnologia somado à perspicácia do ser humano fazendo a diferença no mundo.

Utilizando ferramentas de reunião remota, por exemplo, já nos primeiros meses da pandemia, as escolas, universidades, cursos livres e cursos preparatórios, estavam adaptando-se a uma nova realidade. Mais uma vez, a tecnologia se mostrou decisiva para o ser humano, mas não ocupando o seu lugar.

 

DADOS

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, o INEP, mostrou que de 2009 a 2019 houve um aumento de 378,9% no número de alunos estudando nessa modalidade, saltando de 330 mil para 1 milhão no período.

Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Educação a Distância, a Abed, houve um aumento de 50% nas matrículas em cursos EAD desde o início da pandemia.

A Classpert, uma das maiores plataformas de buscas para cursos online, registrou um aumento de 37% em relação ao ano de 2019 na busca por cursos nessa modalidade.

 

TECNOLOGIA E SAÚDE

 

Área mais impactada pela pandemia, a saúde precisou agir rápido e constantemente para lidar com os desafios impostos por essa nova realidade. Enfermeiros, médicos, técnicos de saúde todos foram essenciais e decisivos na luta contra a Covid-19. Isso, por si só, revela a indispensabilidade da figura humana. 

Desde as coisas mais simples, como ferramentas de comunicação, até a criação de instrumentos indispensáveis para salvar vidas nesse contexto, tudo isso só foi possível graças à união da expertise humana, o seu empenho e dedicação em solucionar problemas e agir rápido para conter situações de crise, somados ao papel da tecnologia.

Em processo de evolução, as formas de atendimento remoto, da realização de procedimentos cirúrgicos com o uso de robôs e inteligência artificial prometem fazer diferença na relação desses profissionais com a tecnologia, mas nada disso substituirá a relação humana e necessária que precisamos ter, especialmente em situações como que a enfrentamos.

 

TECNOLOGIA  E TRABALHO

 

Home office, trabalho remoto, a desnecessidade de morar na mesma cidade em que a empresa está: tudo isso impactará para sempre as relações de trabalho.

Sem a tecnologia, nada disso se tornaria realidade. Desde a evolução das ferramentas de reunião online até a criação de funções que antes só poderiam ser realizadas presencialmente, a tecnologia permitiu que essas atividades seguissem acontecendo apesar de todas as limitações impostas pela pandemia.

Mais uma vez, a tecnologia aparece como aliada do ser humano na solução de problemas. Bem longe de tornar o contato humano substituível, a tecnologia se aliou à inteligência humana e criou soluções inovadoras para essa nova realidade. Algumas delas, por exemplo, provavelmente nunca mais abandonaremos.

 

DADOS

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas adotaram o home office durante a pandemia. 

Pesquisa da GeekHunter realizada com 718 profissionais da área de TI, aponta que 78% preferem manter o trabalho remoto.

De acordo com um estudo realizado pela Gartner, houve um aumento de 44% do uso dessas ferramentas desde o início da pandemia.

 

UM OLHAR OTIMISTA PARA O FUTURO

 

O enfrentamento das adversidades trazidas pela nova realidade que as pessoas e as empresas viveram ao longo do último ano, revelaram não apenas o papel central do ser humano, mas também nos trouxe esperança para o futuro ao vermos que a união entre a inteligência e a capacidade de inovação humanas com as possibilidades tecnológicas disponíveis mostram que o futuro será bem melhor com a criação e a implantação de ferramentas tecnológicas.

Ao se aliar à tecnologia, elas apresentam soluções bastante otimistas para o futuro. Para provar isso, elencamos algumas das soluções tecnológicas que afetam ou afetarão diretamente o ser humano e as empresas. Nossa forma de lidar com a saúde, de aprender, de ensinar e, claro, de trabalhar e levar soluções aos clientes nos mostrou que há um futuro promissor nessas áreas.

 

  • IOT - INTERNET OF THINGS

A internet das coisas permite a conexão digital entre objetos físicos com a internet. Apesar de bastante difundida em vários lugares do mundo, ainda é uma tecnologia que não atinge todas as esferas sociais humanas. No entanto, a sua capacidade transformadora da realidade e a possibilidade de integrar cada vez mais indivíduos e máquinas mostrará como é possível criar uma rede totalmente automatizada que permitirá unir dados, cruzar informações e planejar ações a partir dela, melhorando a vida humana.

 

  • TRABALHO REMOTO 

Profundamente difundido ao longo de toda a pandemia, as empresas e os colaboradores perceberam que a proximidade física entre eles não é um impedimento para a construção de uma relação de trabalho.

Ao que tudo indica, essa modalidade de trabalho crescerá ao longo dos próximos anos e permitirá que a troca de conhecimento e experiência não fiquem restritas à necessidade de dividir o mesmo espaço físico.

 

  • CRIPTOGRAFIA DE DADOS

A criptografia de dados, responsável pela criação de medidas e protocolos de proteção de dados contra a apropriação deles por terceiros, é um importante passo na segurança de dados.

Embora não seja uma novidade, ela vem se estendendo a um número cada vez maior de serviços e aumentando a segurança dos nossos dados. Entre seus principais benefícios, temos: maior proteção de dados, maior segurança em backups e níveis mais seguros para informações pessoais em transações online.

 

O QUE ESPERAR PARA O FUTURO?

 

A verdade é que não há competição entre nós e a tecnologia. Ao unir a inteligência humana com os avanços tecnológicos, conseguimos criar soluções cada vez mais sofisticadas e aderentes às necessidades de cada época. 

É claro que a inovação constante e a criação de novos recursos tecnológicos impactam nas diferentes formas de trabalho, especialmente os manuais ou repetitivos que podem, a longo prazo, serem substituídos pela automatização. Todavia, novas portas se abrirão, novas oportunidades de trabalho e de negócio surgirão a partir disso.

Desde as ferramentas que mencionamos como decisivas durante a pandemia até as soluções que oferecemos unindo tecnologia e uma equipe forte, tudo isso caminha lado a lado com o avanço tecnológico e está diretamente conectado com a capacidade humana de inovar.

Ao longo deste texto, mostramos alguns aspetos que revelam como a integração, a conectividade, o avanço e o aprimoramento de ferramentas de trabalho e soluções tecnológicas será cada vez mais impactante, e que devemos trocar a preocupação sobre sermos dominados pela tecnologia pela confiança de que somos poderosos aliados para melhorar os negócios e as nossas vidas.

Notícias relacionadas

Estamos prontos para te atender

Nossa equipe está pronta para analisar e desenhar soluções junto com seu time de T.I.