Cultura organizacional: por que ela é tão importante para nós?
LB2
30/12/2021 | por LB2#tecnologiadainformacao #ti #culturaoranizacional #workculture

Cultura organizacional: por que ela é tão importante para nós?

A IMPORTÂNCIA DE UMA CULTURA FORTE PARA O NEGÓCIO

 

Ao longo dos últimos dois anos, especialmente em 2021, percebemos como uma equipe unida, forte e comprometida com os objetivos estratégicos do negócio é decisiva para garantir que a missão, a visão e os valores da empresa sejam colocados em prática no dia a dia. 

Durante todo o ano, exploramos aqui no blog desde assuntos mais profundos, como quando discutimos sobre a ética por trás do algoritmo até temas típicos da área de tecnologia, como Cloud Computing, Virtualização, Devops. Por estar entre os assuntos mais em alta do ano, falamos bastante sobre a proteção e a segurança de dados, como casos de vazamento de dados, os diferentes ataques de phishing, o que são os ataques de ransomware e como evitá-los, entre tantos outros.  

Neste último texto de 2021, escolhemos um tema que está na base de todas as organizações e que é fundamental para o sucesso de um negócio: a cultura organizacional. A cultura de uma organização é responsável por colocar em prática a missão, a visão e os valores no dia a dia da empresa. Em qualquer negócio, fortalecer esse elemento e valorizá-lo deve ser um objetivo comum a todos.

 

O QUE TRAZEMOS NO NOSSO DNA?

 

Por entendermos e valorizarmos o papel da cultura, desde a nossa decoração até a nossa postura no dia a dia, revelamos a importância de criar um ambiente em que todas as aspirações sejam respeitadas e que todos possam expressar livremente quem são. Um importante elemento que está presente no nosso DNA e que trazemos desde que o nosso nascimento, é uma veia nerd. 

Para mostrar isso (além das inúmeras referências nerds espalhadas pela nossa sede), no Dia do Orgulho Nerd criamos um quiz que reuniu perguntas sobre Senhor dos Anéis, Harry Potter, Star Wars, Dota e Counter Strike. Além disso, fizemos uma live sobre Gaming e Gamification, com a participação de alguns dos nossos maiores fãs desse universo. Assista aos vídeos completos:

 

   

 

A cooperação e a troca orgânica de conhecimento entre as equipes permite que os conhecimentos de diferentes áreas sejam compartilhados na produção de alguns dos nossos conteúdos, permitindo que todos possam revelar curiosidades sobre si mesmos e explorar seu conhecimento técnico. 

Como cada um domina uma área diferente, aplicamos os diferentes conhecimentos (quase sempre, de maneira bem cômica) na criação de conteúdos que permitem que cada equipe possa compartilhar as suas preferências pessoais, seus gostos, paixões etc.

Abaixo, temos um vídeo da nossa série "How To Boost", em que os colaboradores respondem perguntas bastante hilárias sobre sua vida e seu trabalho, e um react da nossa equipe técnica sobre algumas imagens bastante curiosas da área de tecnologia. Confira os vídeos: 

 

   

 

O IMPACTO DA CULTURA NO NEGÓCIO DO CLIENTE

 

Ao formar uma equipe jovem, com um olhar sempre atento para as novas ferramentas e soluções tecnológicas disponíveis no mercado, mantemos sempre vivo o objetivo de transformar o mercado de tecnologia. Você encontra nossas certificações clicando aqui. 

Ao criar um ambiente organizacional saudável e que permita aos colaboradores encontrar um sentido e se sentir parte de um organismo em que cada um desempenha um papel único, há um aumento expressivo na produtividade e no desempenho das equipes. Com isso, nossa missão de transformar os negócios de forma colaborativa com as melhores tecnologias, assegurando inovação contínua gera os melhores frutos para os nossos clientes. 

Entre as diversas iniciativas internas que contribuem no desenvolvimento da equipe, criamos o “Coach do Mês”, ação em que o colaborador escolhe um tema com o qual tenha afinidade e realiza uma apresentação dele para toda a empresa. Ao fazer isso, além de se sentir integrado e valorizado pelos seus conhecimentos, é estimulado a desenvolver habilidades de comunicação, cooperação e integração, o que reflete diretamente na capacidade de se relacionar com os clientes.

 

 

 

A CULTURA É A CHAVE PARA UM AMBIENTE CRIATIVO E PRODUTIVO

 

Criar uma cultura forte e que valoriza os seres humanos deve ser uma tarefa que está no norte de qualquer empresa. Muito mais do que apenas criar um ambiente mais agradável e produtivo, a cultura impacta diretamente na capacidade de criação e nas inovações tecnológicas que um mundo em constante desenvolvimento exige.

Valorizar a cultura não significa perder de vista a importância de processos de negócio bem definidos, uma estrutura capaz de fornecer as condições ideias para a execução das atividades e um alto nível de segurança das informações dos nossos clientes, parceiro e dos próprios colaboradores. 

Um ambiente saudável, respeitoso e que valoriza o papel de cada indivíduo é uma peça-chave para o sucesso de qualquer empresa. Por acreditar no poder da união de uma cultura que valoriza e obtém o que há de melhor em cada ser humano com a tecnologia, incorporamos diversas soluções que unem as melhores tecnologias disponíveis com indivíduos preparados tecnicamente para pôr em prática a nossa visão: conduzir os negócios ao próximo nível!

 

Notícias relacionadas

Estamos prontos para te atender

Nossa equipe está pronta para analisar e desenhar soluções junto com seu time de T.I.