Hiperconvergência: o que é, características e benefícios
LB2
19/04/2021 | por LB2#cloud #hiperconvergência #escalabilidade #infraestruturadeti

Hiperconvergência: o que é, características e benefícios

A infraestrutura hiperconvergente é uma estrutura estabelecida por um software que reúne alguns elementos de um data center tradicional, isto é, a HCI – Hyper-Converged Infrastructure – desempenha o papel de rede, gerenciamento, processamento e armazenamento. 

A principal características das HCIs que se destacam em relação aos data centers tradicionais é uma menor complexidade. Os elementos dos data centers como storages, switchs e roteradores, por exemplo, são reunidos em uma mesma estrutura hiperconvergente. Com isso, essas estruturas físicas tornam-se dispensáveis e, com elas, todos os custos operacionais que elas demandam, como: espaço físico maior, múltiplas fontes de energia, também são reduzidos.

Apesar das HCIs possuírem algumas características não-físicas, os data centers tradicionais, apesar de demandarem tipos diferentes de esforços tanto em investimento quanto em estrutura física, não podem ser considerados uma alternativa totalmente descartável. O diferencial na utilização da estrutura hiperconvergente deve ser considerada um avanço para TI, pois os principais desafios impostos pela inovação permanente a qual o mundo da tecnologia está exposto, envolvem a redução de custos com infraestruturas físicas. 

AFINAL DE CONTAS, COMO FUNCIONA UMA INFRAESTRUTURA HIPERCONVERGENTE? 

 

                      

 

A infraestrutura hiperconvergente é composta por diferentes elementos: a virtualização de rede, a virtualização de processamento, a virtualização do armazenamento e ferramentas avançadas de gerenciamento. 

Ao implantar a HCI, o software utilizado para a virtualização deixa de exigir recursos subjacentes, criando “pools” de recursos, distribuindo-os dinamicamente nos aplicativos que estão sendo executados nas máquinas virtuais (VMs). 

Nesse tipo de estrutura, alguns dos recursos presentes em nos data centers físicos estão sob um mesmo “guarda-chuva” administrativo. É substancialmente mais fácil fazer a migração das cargas de trabalho em um ambiente desse tipo, especialmente pelo fato de o ambiente permitir a desduplicação, isto é, o processo usado para diminuir a quantidade de dados armazenados.

Com isso, há uma redução nos espaços ocupados nos discos, pois o arquivo original segue sendo compartilhado, aplicando-se as permissões e regras de compartilhamento apenas às cópias. 

A hiperconvergência tem características que impactam diretamente no negócio. 

MAIOR FLEXIBILIDADE

Entre as principais vantagens das soluções em HCI está a flexibilidade. Cada negócio tem suas particularidades, necessitando, em cada caso, de uma estrutura com mais ou menos capacidade, a depender do seu segmento, do porte do negócio ou variando conforme o período do ano. 

Em alguns tipos de negócio, o volume e a necessidade por recursos computacionais variam ao longo do ano. Em uma indústria, por exemplo, datas festivas como o natal, podem exigir uma estrutura computacional mais robusta para esse período. A flexibilidade de estruturas não-físicas permite adequar o processamento e o armazenamento de informações conforme as demandas variarem. 

Com isso, torna-se desnecessária uma estrutura fixa com custos engessados, permitindo uma adequação orçamentária para aquilo que a empresa realmente precisa naquele momento.

ESCALABILIDADE

A escalabilidade de dados é a capacidade de aumentar os recursos tecnológicos armazenados e processados conforme um determinado sistema de gestão. O objetivo é alinhar a capacidade de ampliação e diminuição da infraestrutura de TI, com a mesma velocidade das inovações tecnológicas, para que as empresas respondam às movimentações de mercado com agilidade.

Desse modo, a implantação de um sistema dessa natureza demanda poucos recursos e, de acordo com a demanda da empresa pela capacidade de armazenamento, o administrador amplia o número de nós do cluster hiperconvergente.  

MAIOR ELASTICIDADE 

A possibilidade de ampliar e reduzir a capacidade de armazenamento permite ao administrador retornar ao tamanho original da estrutura implementada. A elasticidade é um elemento da escalabilidade, pois permite que a evolução da capacidade de armazenamento e processamento se adeque ao desenvolvimento natural das empresas.  

SAIBA MAIS SOBRE CLOUD COMPUTING

QUAIS SÃO OS IMPACTOS SOBRE O CAPEX E O OPEX?

Quanto à redução de custos operacionais, a hiperconvergência utiliza um modelo de estrutura mais econômico, tornando desnecessário um grande investimento inicial na aquisição de equipamentos.

Como o centro de todas as operações é sistematizado, é possível utilizar hardwares que exijam um investimento bem menor do que nos data centers tradicionais. Ainda, é possível escalonar o data center por etapas, atendendo perfeitamente às demandas do negócio. 

Ao contrário do que ocorre com os data centers tradicionais, que envolvem uma complexa operação, demandando um investimento maior em pessoal, em um ambiente de HCI, a recuperação de desastres – problema ao qual todas as empresas devem estar atentas – e o backup, podem ser feitos por um único administrador.

Desse modo, situações adversas que demandariam a mobilização de pessoal para apresentar rapidamente uma solução, podem ser solucionadas remotamente. 

Por fim, mas não menos importante, o aumento do desempenho e o aumento significativo na segurança dos dados e dos sistemas. A HCI permite que em único pool, vários recursos sejam compartilhados, sem que isso comprometa, em qualquer nível, o trânsito normal das informações.

Dispositivos como SSD/NVMe, não precisam ser produzidos pela mesma empresa fornecedora, possibilitando que a empresa não dependa, exclusivamente, de um mesmo fornecedor para suprir as necessidades dos hardwares de baixo custo.

CONHEÇA O SERVIÇO DE BKP2CLOUD DA LB2.
 

Notícias relacionadas

Estamos prontos para te atender

Nossa equipe está pronta para analisar e desenhar soluções junto com seu time de T.I.