Conheça os benefícios do IBM Spectrum, suíte de softwares que otimiza o gerenciamento e proteção de dados
LB2
15/07/2020 | por LB2IBM Spectrum

Conheça os benefícios do IBM Spectrum, suíte de softwares que otimiza o gerenciamento e proteção de dados

A quantidade de dados produzidos hoje pelos negócios é extremamente alta e crescente, assim como sua importância em todos os processos e na performance da organização. Otimizar a forma como se gerencia e protege estes dados representa impacto direto ao negócio, e para isto a IBM criou a família Spectrum Storage, com softwares de armazenamento que se complementam para cumprir esta demanda. Para falar sobre o assunto, conversamos com o nosso especialista Carlos Lima, analista de infra aqui da LB2, que abordou suas funções gerais e especificamente três dos seus produtos: o Spectrum Protect Plus, Spectrum Scale e Spectrum Archive. Acompanhe a entrevista e entenda como o IBM Spectrum pode ajudar seu negócio:

                                                   

 

Como você definiria o IBM Spectrum, em relação à sua funcionalidade, aplicação e benefícios aos negócios?

Eu diria que ter uma suíte do Spectrum é um modo de modernizar o data center para as novas tendências da TI. Ele propicia uma integração entre os dados e também fornece recursos para as boas práticas de TI. Com ele, é possível gerenciar melhor o volume de dados e também reaproveitá-los. Antes, as empresas tinham que fazer backups completos periodicamente, o que levava à duplicidade de dados, e hoje isso não é mais necessário, o que economiza tempo e espaço. Tem também a questão da escalabilidade, que é a capacidade de aumentar os recursos sem ter que reconstruir a infraestrutura, conseguindo distribui-la melhor e ganhando uma máquina para vários serviços, podendo integrá-la ao ambiente já existente. Como no exemplo de um dos nossos clientes, que tinha uma infraestrutura com uma tape library, um storage e um servidor de backup. Adicionaram mais um de cada ao ambiente e, com o Spectrum Protect e o Spectrum Protect Plus, nós pudemos integrar esses hardwares sem a necessidade de reconstruir o ambiente já estabelecido. Além disso, automatizamos o gerenciamento de disco, deixando os dados mais acessados no espaço de disco e os menos na tape library, o que gera economia de tempo e recurso.

 

Em relação ao Spectrum Protect Plus, quais suas principais vantagens e aplicações?

O Protect Plus é a ferramenta ideal para ambientes virtualizados. Tem suporte para backup em nuvem e faz backup de Office 365 também. É mais voltado para tecnologias mais modernas... Consegue fazer backup de banco de dados sem necessidade de instalar um client da ferramenta. É só fornecer usuário e senha da máquina do banco de dados e aí realiza o backup, o que elimina uma etapa. Ele faz a integração com o Spectrum Protect, um complementa o outro, dependendo da necessidade do cliente.

 

Sobre o Spectrum Scale, o que você diria? Onde se aplica?

O diferencial do Spectrum Scale é quando se tem uma estrutura com um grande volume de dados, e ele otimiza esse acesso. Quando se tem muitos dados, invariavelmente há dificuldade de acesso, podem ocorrer problemas... O Scale é preparado contra isso, feito justamente para garantir mais desempenho e disponibilidade.

E o Spectrum Archive, é voltado para quais funcionalidades?

O Spectrum Archive é um facilitador de acesso a dados, permite acessar dados que não se utiliza a todo momento... Materiais antigos, por exemplo. E aí você não precisa guardar esses materiais em discos mais rápidos. Da estação de trabalho, ele acessa os dados que estão na fita, e manda para o usuário da ponta. Este processo é feito com muito mais rapidez e transparência pelo Spectrum Archive.

 

Então as ferramentas se complementam? Uma pode fazer a função da outra, ou não?

O Spectrum é uma suíte muito adaptável, você pode usar todos como pode usar só um. Mas cada uma das ferramentas tem um recurso que é exclusivo dela, e o cliente pode tirar licença de cada uma em separado, dependendo da sua necessidade.

 

Essas ferramentas têm algum segmento de negócio mais voltado a elas? Adaptam-se melhor a alguma área?

O que vai determinar isso é em primeiro lugar a volumetria, a quantidade de dados que manipula diariamente. Se a empresa tem muitos dados, o Spectrum começa a surgir como uma ferramenta interessante. Outro ponto é o quanto precisa de disponibilidade desses dados. O Scale é uma ferramenta que opera como um servidor de arquivos, mas além disso é voltado para big data e data analytics. Além de alto desempenho, o Scale fornece alta disponibilidade e integridade. Se você precisa de acesso rápido e simultâneo a partir de múltiplas origens, de estabilidade e disponibilidade 24/7 destes dados, o Scale se encaixa perfeitamente. O Protect Plus, assim como o Protect, é uma ferramenta útil para empresas de qualquer porte, porque todas precisam fazer backup. A diferença é que o Protect Plus vem numa direção de empresas que estão se modernizando. Enquanto o Protect é mais voltado a backup de ambientes físicos e de alta volumetria, possibilitando armazenamento em disco, nuvem e fita, o Protect Plus é mais direcionado a ambientes virtualizados e armazenamento dos backups em disco ou nuvem. É por isso que os dois acabam se complementando. O Archive já é uma ferramenta mais específica, para quem precisa acessar, de forma rápida, dados muito antigos – de histórico, documentos oficiais, etc – com muita frequência e não pode ter demora entre a solicitação e o acesso ao dado. Se não tem essa necessidade de acesso tão rápido e só precisa guardá-los, aí o Archive não é necessário. Então vai depender muito do tipo de negócio. É uma suíte muito versátil, porque pode atender vários tipos de empresas diferentes. Depende muito da natureza dos dados e da necessidade de acesso a eles.

 

Como técnico que trabalha com esses produtos diariamente, o que enxerga que agregam às empresas em relação ao seu desempenho e melhorias de processos?

É uma suíte que proporciona uma otimização na forma de gerenciar e proteger os dados. Permite ganho no tempo de operação, aumenta a segurança, porque aí você tem a garantia que terá acesso a ele. No nosso cliente que mencionei, eles tinham o backup armazenado, mas muitas vezes levava tanto tempo para restaurar que, na prática, não tinha os dados à disposição, e o Spectrum possibilita isso de forma muito mais simples e rápida. Vários recursos do Spectrum permitem economizar tempo e recurso por pularem etapas que são necessárias em outras ferramentas. É a garantia de muito mais facilidade, transparência e otimização para as empresas.

 

Notícias relacionadas

Estamos prontos para te atender

Nossa equipe está pronta para analisar e desenhar soluções junto com seu time de T.I.