Torne-se um gestor estratégico: o curso que vai mudar sua visão da T.I.
LB2
18/10/2021 | por LB2#tecnologia #tecnologiadainformacao #ti #cibersegurança #estrategia #gestaoestrategica #gestaodeti

Torne-se um gestor estratégico: o curso que vai mudar sua visão da T.I.

                                                                

A T.I. PASSIVA, À MARGEM DO NEGÓCIO, NÃO EXISTE MAIS!

 

Por muito tempo – em algumas organizações, até hoje – reinou a ideia de que a área de tecnologia da informação tinha um papel secundário dentro do negócio. O profissional de T.I. era visto pela diretoria e pela gerência de outras áreas, e até por ele mesmo, como um agente meramente passivo, recebedor e solucionador de demandas.

A boa notícia é que esse mundo não existe mais. Boa notícia, claro, para quem se deu conta disso e está em busca de crescer ou ingressar nessa área de maneira competitiva. Com o aumento jamais visto na diversidade de ferramentas tecnológicas, plataformas de serviço baseadas em tecnologia, desenvolvimento de softwares cada vez mais robustos, entre tantos outros impactos causados por inovações nessa área, o mercado não suporta mais profissionais passivos.

Profissionais que não saibam criar e interpretar métricas e indicadores de performance, que não estejam alinhados com a estratégia do negócio e que, de modo geral, não tenham acompanhado essa revolução tecnológica, não encontrarão espaço nesse mercado tão competitivo.

Mas qual o volume de crescimento dessa área? Como será o futuro do mercado de trabalho para esse profissional? Trouxemos alguns dados para responder essas perguntas.

 

 

DEMANDA POR PROFISSIONAIS DE T.I. TERÁ AUMENTO DE 420 MIL VAGAS ATÉ 2024.

 

Nessa nova realidade, não há mais espaço para um gestor à margem do negócio. Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela GeekHunter identificou um aumento de 310% na procura por profissionais de T.I. em 2020. Além disso, de acordo com dados do Banco Mundial, até 2024 haverá um aumento de 420 mil vagas para profissionais dessa área.

O estudo também mostrou que o déficit de profissionais nessa área gira em torno 200 mil vagas, podendo chegar em 620 mil até 2024 caso não haja profissionais capactidados para ocupar esses postos de trabalho.

Dados como esses apenas revelam como o nível de competitividade vem crescendo e tende a aumentar nos próximos anos. Mais uma razão pela qual esse curso poderá ser decisivo na sua carreira. 

 

O BRASIL É O SEGUNDO PAÍS COM MAIS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

 

A área de segurança da informação, por exemplo, tem um déficit de aproximadamente 4 milhões de profissionais ao redor do mundo, segundo um relatório da ISC. O Brasil ocupa a segunda posição no número de profissionais dessa área, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

É fato que a tecnologia nunca anda para trás. Nesse curso reunimos diversas informações que precisam estar na base da formação desse novo profissional de T.I. Mas por que criamos esse curso?

 

POR QUE CRIAMOS O CURSO?

 

A LB2 School é uma iniciativa que tem a finalidade de participar da revolução tecnológica que atinge o mercado de trabalho. Além de prestar serviços na área de tecnologia e transformar o mercado para os seus clientes, decidimos reunir conhecimentos que ajudarão os profissionais dessa área a se tornarem mais competitivos.

O objetivo do curso é capacitar profissionais para se tornarem gestores estratégicos. É muito comum na área de T.I. ouvirmos frases, como: “aqui sempre foi desse jeito” ou “a diretoria não ouve e soluciona nossas demandas”. Essa postura de subalternidade da área de T.I. precisa mudar a partir dos próprios profissionais da área.

A melhor maneira de convencer a diretoria a fazer um investimento na área de T.I., por exemplo, é mostrar o porquê aquela melhoria precisa ser feita, qual será o retorno do investimento e em quanto tempo ele virá, como isso vai impactar o negócio e como isso trará resultados para os objetivos estratégicos da empresa.

Mas como fazer isso? Como levantar essas informações? Como realizar esse cálculo? Como mostrar que as necessidades da sua área são fundamentais para o crescimento do negócio? Neste curso você encontrará essas e outras respostas que serão decisivas para sua empresa ter uma área de T.I. alinhada ao negócio.

Abaixo apresentamos os 5 módulos do curso com uma breve descrição de cada um dos deles, mostrando quais tópicos compõem cada um, e um pouco do que você vai encontrar em cada um deles. Vamos lá!

 

 

MÓDULO 1 | SOBRE A T.I. ESTRATÉGICA

O conceito de T.I. estratégica dá a importância à área que ela merece. O profissional de T.I. não pode mais viver em uma redoma da sua própria área, desconectado da estratégia do negócio, tomando decisões que sejam úteis e solucionem problemas apenas da sua área, ignorando o rumo do negócio como um todo.

Para não incorrer nesses erros, o primeiro módulo do curso tem como objetivo apresentar os principais conceitos que um gestor estratégico precisa conhecer. Como fazer um cáculo de ROI? Como fazer um planejamento estratégico? O que é conceito de multispeed IT? 

Temos um texto completo sobre T.I. estratégica aqui.

Estes são os tópicos que compõem o módulo:

 

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  • INVESTIMENTO E ROI
  • HANDS ON: CÁLCULO DE ROI
  • MULTISPEED IT: DO QUE SE TRATA?
  • QUANDO A T.I. ENTREGA VALOR?

 

 

MÓDULO 2 | ORGANIZAÇÃO DA T.I.

Para que uma área da empresa seja capaz de entregar valor, é preciso que haja processos bem definidos. Os processos devem estar na base de que qualquer transformação em um negócio.

Com processos e rotinas de trabalho bem definidos, há aumento de produtividade, redução de custos e diminuição do retrabalho nas atividades. Mas o que são processos? Como desenhá-los?

Processos bem definidos e automatizados geram informações claras. Com essas informações em mãos, é possível definir indicadores de cada área e, com base neles, a tomada de decisão se torna embasada e permite tomar ações de melhoria contínua.

Se quiser entender melhor o que são os processos e o quão impactante eles são, já falamos sobre isso aqui.

Estes são os tópicos que compõem o módulo:

 

  • O QUE SÃO PROCESSOS?
  • ETAPAS DE UM DESENHO DE PROCESSO
  • O QUE SÃO INDICADORES?
  • INTERPRETANDO UM INDICADOR
  • COMO AUTOMATIZAR UM PROCESSO?
  • APROFUNDAMENTO COM ESPECIALISTA

 

MÓDULO 3 | A T.I. ALINHADA AO NEGÓCIO

Desde as primeiras linhas deste texto, as expressões “T.I. estratégica” e “T.I. alinhada ao negócio” aparecem como sendo as principais posturas que se espera dessa área. Para isso, o profissional precisa conhecer conceitos como assessment, capacity planning, entre outros.

Ainda, as boas práticas de T.I. dão sustentação para que essa área se torne cada vez mais estratégica. Aqui você vai conhecer quais são essas boas práticas e as principais guias para elas. COBIT, ITIL, ITSM são algumas das práticas que você aprenderá aqui.

Por fim, novos problemas demandam novas habilidades. Quais são essas habilidades? O que um gestor precisa saber para se manter atual e lidando com problemas novos? Neste módulo você vai encontrar essas e outras respostas.

Estes são os tópicos que compõem o módulo:

 

  • PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
  • ASSESSMENT
  • CAPACITY PLANNING
  • CONCEITO DE BOAS PRÁTICAS
  • POR QUE USAR GUIAS DE BOAS PRÁTICAS?
  • PRINCIPAIS GUIAS EXISTENTES
  • POR ONDE COMEÇAR?
  • NOVOS PROBLEMAS, NOVAS HABILIDADES                                         

 

 

MÓDULO 4 | HUMAN EXPERIENCE

Por que criamos um tópico de experiência humana em um curso de T.I.?

Nosso objetivo ao criar esse tópico é apresentar métodos de inovação, ferramentas de ideação e cocriação, além de jogar luz sobre as habilidades que o profissional precisa ter para lidar com as pessoas, um dos elementos mais sensíveis em qualquer organização.

Se olharmos para o mundo há 20 anos, vamos perceber uma mudança radical nos comportamentos, nas tecnologias e nos modelos de negócio. Um gestor preparado para esse novo mundo precisa ter soft skills que atendam a essas necessidades.

Entender a experiência do usuário, hábitos, cultura organizacional e tudo o que envolve essa transformação, não pode fugir do conhecimento de um profissional competitivo nos dias de hoje.

Estes são os tópicos que compõem o módulo:

 

  • O QUE SÃO HÁBITOS?
  • POR QUE HÁBITOS SÃO BONS PARA OS NEGÓCIOS?
  • O QUE É NECESSÁRIO PARA CRIAR UM PRODUTO DE SUCESSO?
  • CONCEITO DE INOVAÇÃO?
  • USUÁRIO NO CENTRO
  • IDEAÇÃO E SUAS FERRAMENTAS
  • ENTREVISTA COM O DESIGNER

 

MÓDULO 5 | CIBERSEGURANÇA

A preocupação com a segurança de dados deve ser tão – ou mais – rigorosa que a preocupação com espaços físicos. Para muitas empresas, o prejuízo de uma invasão física seria significativamente menor do que um vazamento de dados.

Os dados se tornaram o principal ativo econômico do século XXI. Negligenciar a segurança deles é um dos principais erros que a empresa pode cometer. Os profissionais de T.I. são peças fundamentais para evitar desastres nessa área, embora não sejam a única. A cultura de segurança é um braço importante para atingir esse objetivo.

Além de haver muitas formas diferentes de ataques, eles vêm se tornando cada vez mais sofisticados. Apenas em 2021, os ciberataques aumentaram 23% em relação ao mesmo período de 2020, segundo levantamento da empresa de segurança da informação Kapersky.

Como proteger os dados da sua empresa? Quais são os principais riscos e as principais ameaças? É possível manter uma estrutura com altos níveis de segurança? Como identificar vulberabilidades e prevenir de ataques? 

Se você se interessa por segurança da informação, temos vários conteúdos sobre esse tema. Você encontra um sobre ransonware aqui, sobre phishing aqui e alguns números sobre vazamentos de dados aqui

Estes são os tópicos que compõem o módulo:

 

  • CONCEITOS BÁSICOS SOBRE TESTE DE INVASÃO
  • OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES
  • IDENTIFICAÇÃO DE VULNERABILIDADES
  • ETAPA DE EXPLORAÇÃO
  • MANUTENÇÃO DE ACESSO
  • COBERTURA DE RASTROS
  • ENGENHARIA SOCIAL E PHISHING
  • RELATÓRIO DE MITIGAÇÃO

 

NÃO PERCA TEMPO, DÊ ESSE IMPORTANTE PASSO NA SUA CARREIRA

 

Todos os tópicos de cada módulo foram cuidadosamente selecionados por tutores com enorme experiência em suas áreas e que entendem que cada um dos elementos que foram introduzidos aqui são fundamentais para um profissional de T.I. estratégico.

Se você ainda não se convenceu da importância de estar atento às mudanças que o mercado de tecnologia está vivendo, o curso de gestão estratégica foi feito exatamente para você. A densidade de cada um dos conteúdos apresentados no curso revela a preocupação que tivemos em selecionar as principais informações que você precisa para transformar a sua área.

Para aproveitar essa oportunidade, acesse um dos links disponíveis ao longo da página ou e acesse nossa página na HotMart. 

Quer saber um pouco mais sobre quem nós somos? Clique aqui e conheça nossas soluções e clicando aqui você conhece um pouco de quem nós somos

 

 

                                                        

Notícias relacionadas

Estamos prontos para te atender

Nossa equipe está pronta para analisar e desenhar soluções junto com seu time de T.I.